
O PROJETO
Galera Curtição é um jogo cultural e educativo realizado entre escolas da rede pública da Zona Rural de Minas Gerais. A partir da educação entre pares, o projeto promove a formação dos jovens em assuntos como uso abusivo de álcool e drogas, violência e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTSs).
A metodologia do Galera Curtição utiliza, ainda, recursos de gameficação em uma série de atividades lúdicas e educativas que são executadas durante o ano letivo com o objetivo de engajar os participantes às tarefas (desafios) e às atividades de formação (oficinas).
Importante destacar que o Galera Curtição é fundamentado nos preceitos do Programa Saúde na Escola (PSE). Criado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação em 2007, o PSE tem como principal objetivo oferecer atenção integral de prevenção e promoção à saúde de crianças, adolescentes e jovens da rede pública, nos níveis estadual e municipal.
ATIVIDADES
Em uma “competição saudável”, os adolescentes são incentivados a aprender sobre saúde e outros temas pertinentes à formação cidadã e social, enquanto disputam o prêmio final do jogo.
Desafios
São as tarefas realizadas por alunos e professores durante o jogo. Cada desafio possui cumprido fornece uma pontuação que vai sendo somada ao ranking geral das escolas. Aborda seguintes eixos temáticos:
-
Habilidades socioemocionais – sentimentos e emoções;
-
Violências e resolução de conflitos;
-
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência;
-
Igualdade de gênero;
-
Álcool e drogas – fatores de risco e proteção, autonomia, gestão de risco.
Oficinas
São as atividades educativas desenvolvidas com os alunos pelos instrutores do SENAR. Aborda os seguintes eixos temáticos:
-
Protagonismo juvenil;
-
Direito do adolescente e cidadania;
-
Identidade e autonomia;
-
Vínculos familiares e afetivos;
-
Intervenção de encerramento do jogo.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 8º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio de escolas da Zona Rural de Minas Gerais.
OBJETIVOS
1) Promover a atenção à prevenção do uso álcool e outras drogas, bem como a discussão sobre violência, bullying, habilidades socioemocionais e IST’s, entre adolescentes e jovens residentes da Zona Rural de Minas Gerais;
2) Facilitar a disseminação de informações entre adolescentes, a partir do protagonismo juvenil, para que possam atuar como sujeitos transformadores de suas realidades;
3) Dar suporte para que pedagogos(as), educadores(as) e professores(as) estejam capacitados a abordar os temas previstos no projeto em sala de aula.