Logo-minas.png

O PROJETO

Galera Curtição é um jogo cultural e educativo realizado entre escolas da rede pública da Zona Rural de Minas Gerais. A partir da educação entre pares, o projeto promove a formação dos jovens em assuntos como uso abusivo de álcool e drogas, violência e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTSs).

A metodologia do Galera Curtição utiliza, ainda, recursos de gameficação em uma série de atividades lúdicas e educativas que são executadas durante o ano letivo com o objetivo de engajar os participantes às tarefas (desafios) e às atividades de formação (oficinas).

Importante destacar que o Galera Curtição é fundamentado nos preceitos do Programa Saúde na Escola (PSE). Criado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação em 2007, o PSE tem como principal objetivo oferecer atenção integral de prevenção e promoção à saúde de crianças, adolescentes e jovens da rede pública, nos níveis estadual e municipal.

ATIVIDADES

Em uma “competição saudável”, os adolescentes são incentivados a aprender sobre saúde e outros temas pertinentes à formação cidadã e social, enquanto disputam o prêmio final do jogo.

Desafios


São as tarefas realizadas por alunos e professores durante o jogo. Cada desafio possui cumprido fornece uma pontuação que vai sendo somada ao ranking geral das escolas. Aborda seguintes eixos temáticos:

  1. Habilidades socioemocionais – sentimentos e emoções;

  2. Violências e resolução de conflitos;

  3. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência;

  4. Igualdade de gênero;

  5. Álcool e drogas – fatores de risco e proteção, autonomia, gestão de risco.

 

 

Oficinas


São as atividades educativas desenvolvidas com os alunos pelos instrutores do SENAR. Aborda os seguintes eixos temáticos:

  1. Protagonismo juvenil;

  2. Direito do adolescente e cidadania;

  3. Identidade e autonomia;

  4. Vínculos familiares e afetivos;

  5. Intervenção de encerramento do jogo.

PÚBLICO ALVO

Alunos do 8º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio de escolas da Zona Rural de Minas Gerais.

OBJETIVOS

1) Promover a atenção à prevenção do uso álcool e outras drogas, bem como a discussão sobre violência, bullying, habilidades socioemocionais e IST’s, entre adolescentes e jovens residentes da Zona Rural de Minas Gerais;

  

2) Facilitar a disseminação de informações entre adolescentes, a partir do protagonismo juvenil, para que possam atuar como sujeitos transformadores de suas realidades;

 

3) Dar suporte para que pedagogos(as), educadores(as) e professores(as)  estejam capacitados a abordar os temas previstos no projeto em sala de aula.

Galera Curtição Minas Gerais - Todos os direitos reservados.